domingo, 30 de junho de 2013

Gasto energético após treino intenso

Sabia que o gasto energético após um treino intenso vem sobretudo da gordura??
De acordo com os cientistas da Universidade Nacional de Taiwan, para o [EPOC] (consumo de energia pós exercício) o organismo obtém a energia extra sobretudo da gordura.
Num estudo reuniram 16 estudantes voluntários do sexo masculino, sendo que todos eles treinavam á pelo menos seis meses, para trabalharem os grandes grupos musculares em duas ocasiões, utilizando 8 exercícios básicos. Os estudantes fizeram curls de bíceps, remada alta, supino, tríceps na polia alta, prensa de pernas, agachamento, remada inclinado e extensão de pernas. Fizeram 3 séries de cada exercício, e descansaram 2 minutos entre séries.
Durante a primeira secção, os estudantes utilizaram um peso de apenas metade da sua repetição máxima, ou seja, treinaram a 50% da sua 1RM (LO)- realizaram 15 repetições com esse peso.
Noutra ocasião, treinaram a 75% da sua 1RM (HI) e fizeram 10 reps.
A quantidade de energia que os estudantes usaram durante as sessões de treino num e noutro foi praticamente a mesma.
Os investigadores monitorizaram a energia despendida pelos estudantes durante as duas horas que se seguiram á sessão de treino. O seu dispêndio energético foi maior: não tanto como noutros estudos EPOC, mas no entanto, foi considerável.
Ora vejam as tabelas:
 
 
O EPOC após a secção de treino com pesos pesados/intenso, foi maior que após a sessão com pesos leves. Até aqui nada de novo. A novidade, é que, os investigadores puderam verificar que o aumento da quantidade de energia despendida após o treino era principalmente derivada da gordura. Os investigadores não sabem porque acontece isso.
A figura abaixo mostra que, não é só a quantidade total de gordura utilizada pelo organismo que aumenta após o treino com pesos pesados. A quantidade relativa também aumenta.
 
 
 
 
Verifique bem a figura acima. Ai está mais um argumento para treinar com pesos pesados, mais ainda se a perda de peso for o seu objetivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário